O que é ROI?

ROI

Compartilhe:

Para os profissionais de marketing, o ROI é o Santo Graal, a métrica de todas as métricas, é o que nos permite justificar o valor do nosso trabalho e se o que estamos fazendo funciona.

No entanto, apesar de sua importância, há alguma confusão sobre o que realmente significa retorno sobre o investimento e como podemos usá-lo para melhorar nosso marketing.  Vamos acertar as contas.

O que é ROI e como é calculado?

ROI é o desempenho que obtemos de um investimento, expresso em porcentagem. Diz-nos os benefícios que obtivemos por cada euro ou dólar investido.

Para calcular, podemos usar esta fórmula simples:

ROI = (lucro obtido – investimento) / investimento x 100

Por exemplo, se investimos R$1000 e obtivemos um lucro de R$3000, teremos:

ROI = (3000-1000) / 1000 x 100 = 200%

Logicamente, quanto maior o retorno do investimento, mais valor atribuímos à ação.

Ao calcular, devemos levar em conta o fator tempo que muitas vezes é esquecido.

Às vezes, um investimento pode trazer benefícios de muito longo prazo, que não são considerados na aplicação da fórmula antes de obter todo o retorno do investimento.

Para mensurar adequadamente o retorno do investimento, sempre vale a pena considerar como e quando mediremos os benefícios.

Um dos usos mais importantes dessa métrica é comparar diferentes ações entre si para ver qual é mais lucrativa e comparar os resultados entre diferentes canais de marketing online.

Também podemos estabelecer verificações periódicas ao longo do tempo para ver se os resultados de nossas ações geralmente estão melhorando ou piorando.

E, finalmente, não devemos esquecer que, por mais importante que seja o ROI, o ROI não é tudo.

Em muitas ocasiões, nosso marketing busca benefícios mais “intangíveis” que podem ser difíceis de rentabilizar, como visibilidade da marca e do produto.

Portanto, antes de descartar uma ação, pense a longo prazo e pergunte a si mesmo quais retornos ou benefícios podem surgir em seu plano geral de marketing.

ROI

4 ideias para otimizar seu ROI

Melhore seu pouso. Como você provavelmente já deve ter adivinhado, o ROI está intimamente ligado às conversões.

Melhorar sua taxa de conversão para uma determinada ação equivale a melhorar essa métrica automaticamente.

E uma das maneiras mais simples e rápidas de conseguir isso é dando uma boa olhada na sua landing page.

Certifique-se de que eles tenham todos os elementos necessários (e elimine todas as distrações da navegação principal), que o UX seja intuitivo e que o design seja atraente para seu público-alvo.

Use os testes A /B.

Se você não sabe se algo funciona ou não, tente! Os testes A/B são uma ferramenta útil para otimizar cada elemento da sua estratégia de marketing.

Para experimentá-lo, lance duas versões de um conteúdo ou uma ação que diferem por uma única variável (por exemplo, um botão CTA versões vermelho ou azul) e compare os resultados de cada um.

Peça aos clientes para identificar lacunas em seu marketing. Às vezes, ter muito contato com sua marca diariamente, nos leva a ver apenas árvores em oposição à floresta inteira.

Pode haver coisas que você está ignorando, mas são críticas para seus clientes e podem ajudá-lo a melhorar os resultados.

E a melhor maneira de saber o que você pode ou não estar perdendo, é perguntando. Hoje você tem muitos canais digitais para entrar em contato com os clientes então não tem desculpa!

Use atalhos quando necessário. O tempo, seja seu ou de seus funcionários, é um recurso que deve ser considerado um recurso valioso.

Certifique-se de medir e otimizar.  O ROI é uma métrica que pode ajudá-lo a melhorar seu sucesso de marketing, mas requer esforço constante. Implemente verificações regulares e veja se os resultados valem a pena.

Lucas Lopes

Lucas Lopes

Especialista em marketing digital desde 2018, destaca-se na criação de sites, otimização de tráfego orgânico com estratégias SEO e eficiente gestão de tráfego pago SEA, incluindo anúncios no Google Ads.
Lucas Lopes

Lucas Lopes

Especialista em marketing digital desde 2018, destaca-se na criação de sites, otimização de tráfego orgânico com estratégias SEO e eficiente gestão de tráfego pago SEA, incluindo anúncios no Google Ads.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos Similares