O que é o Google Merchant Center?

O que é o Google Merchant Center

Compartilhe:

Graças à ferramenta Google Merchant Center, o Google oferece opções de publicidade paga e orgânica para garantir que você exiba os produtos certos para seus clientes.

Continue lendo para descobrir o que é o Google Merchant Center, como aproveitar ao máximo as campanhas do Shopping do Google Ads e como começar a usar essa ferramenta hoje mesmo.

O que é o Google Merchant Center?

O Google Merchant Center é uma ferramenta que permite que milhões de usuários descubram e comprem seus produtos.

Com ele, você pode fazer upload de informações sobre seus produtos e sua loja virtual para o Google para torná-los visíveis para os compradores.

O Google Merchant Center oferece muitos recursos úteis aos anunciantes, como:

Informações de produtos atualizadas para seus clientes

Anúncios Rich Media por meio do Google Shopping, com a capacidade de mostrar informações como imagens de produtos e preços

Relatórios abrangentes sobre o desempenho do seu comércio eletrônico

A capacidade de vender produtos em diferentes mercados. Os anúncios do Google Shopping estão disponíveis em mais de 90 países.

Com o Google Merchant Center, você pode criar feeds de vários países para mostrar seus produtos a usuários de todo o mundo.

Recomendações personalizadas para melhorar seus resultados. Na página Oportunidades do Merchant Center, você pode ver ideias para melhorar seus dados de produtos para suas campanhas.

O que são campanhas do Shopping no Google Ads?

As campanhas de compras do Google Ads são projetadas especialmente para varejistas.

Se você tem uma loja, pode usar essas campanhas para promover seu inventário local e online, aumentar o tráfego para seu site ou loja física e obter mais clientes.

Para usar os anúncios de compras ,  você deve enviar os dados do produto por meio do Google Merchant Center e criar uma campanha do Google Ads.

Os anúncios do Shopping têm um formato diferente do Google Ads padrão, pois são mais visuais e incluem a foto, o título e o preço do produto, além do nome da loja virtual.

Google Merchant Center

Como funcionam os anúncios do Google Shopping

Os anúncios do Google Shopping funcionam de maneira um pouco diferente dos anúncios de texto clássicos, pois os dados do produto determinam como e quando seus anúncios são exibidos em vez de palavras-chave.

Esses anúncios são gerenciados por meio de campanhas do Shopping, especialmente desenvolvidas para promover facilmente seu inventário de produtos do Google Merchant Center no Google Ads.

Assim como outros formatos do Google Ads, os anúncios do Shopping participam de leilões e são cobrados em um modelo de custo por clique (CPC). Você só paga quando um usuário clica em um anúncio.

Existem dois tipos diferentes de anúncios do Shopping para promover sua loja:

Anúncios de produtos: O Google os cria automaticamente a partir dos dados do produto que você enviou ao Google Merchant Center. Eles incluem a imagem do produto, título e preço, bem como o nome da empresa ou loja.

Anúncios de inventário local: esses anúncios permitem que você exiba seus produtos e armazene dados para clientes em potencial próximos que pesquisam no Google.

O Google faz isso combinando dados de produtos e inventários em sua conta do Merchant Center.

Locais de anúncios do Shopping

Os anúncios podem aparecer em diferentes locais:

Na Pesquisa Google, ao lado dos resultados de pesquisa e do Imagens do Google, mas separado dos anúncios de texto.

Observe que anúncios de texto e anúncios do Shopping podem aparecer na mesma pesquisa, pois a intenção do Google é que os usuários vejam todos os produtos que correspondem à pesquisa.

  • A guia Compras da pesquisa do Google.
  • Rede de Display do Google, que inclui YouTube, Gmail e Google Discover.
  • Sites de parceiros de pesquisa do Google, desde que você tenha configurado a campanha para incluir esses canais.

Além disso, os dois primeiros locais (guia Compras e Pesquisa) também podem exibir cartões de produtos gratuitos.

Vantagens dos anúncios do Google Shopping

Melhores oportunidades de vendas: apresente diretamente informações sobre seus produtos para ajudar os clientes em potencial a tomar decisões informadas.

Quando os clientes estão mais bem informados, é mais provável que acabem comprando no seu site.

Maior visibilidade: quando um usuário pesquisa no Google, vários de seus anúncios do Shopping podem ser exibidos ou até mesmo uma combinação de um anúncio de texto e um anúncio do Shopping simultaneamente. Isso multiplica as chances de gerar conversões.

Gerenciamento fácil: os anúncios do Shopping são baseados diretamente nas informações que você forneceu sobre seus produtos.

Você pode atualizar seu inventário de produtos diretamente no Google Ads e até mesmo criar grupos de produtos para os itens nos quais deseja dar lances.

Mais informações sobre suas campanhas: você pode visualizar o desempenho do anúncio no nível de detalhes que preferir, além de usar dados comparativos para ver o desempenho de seus produtos em relação aos concorrentes.

Lucas Lopes

Lucas Lopes

Especialista em marketing digital desde 2018, destaca-se na criação de sites, otimização de tráfego orgânico com estratégias SEO e eficiente gestão de tráfego pago SEA, incluindo anúncios no Google Ads.
Lucas Lopes

Lucas Lopes

Especialista em marketing digital desde 2018, destaca-se na criação de sites, otimização de tráfego orgânico com estratégias SEO e eficiente gestão de tráfego pago SEA, incluindo anúncios no Google Ads.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos Similares