Gerenciador de tags do Google: o que é e como funciona?

gerenciador de tags

Compartilhe:

Você sabe como funciona o gerenciador de tags do Google?

No marketing digital é essencial conseguir mensurar os resultados de suas ações por meio de métricas como tráfego, eventos ou conversões.

Para medir o que está acontecendo em seu site em um nível técnico, você precisa instalar uma série de tags ou trechos de código.

No passado, este processo podia ser muito complexo e requeria ajuda técnica especializada. Mas, graças ao Gerenciador de tags do Google, o gerenciamento de tags em seu site ficou mais fácil do que nunca.

O que é o Gerenciador de tags do Google?

O Google Tag Manager é uma ferramenta gratuita que permite adicionar códigos de rastreamento, análise da web e medição a qualquer site ou aplicativo.

Ele foi projetado para ser simples de usar e não requer habilidades de programação especializadas, para que os profissionais de marketing possam vincular facilmente as soluções de medição de que precisam aos seus sites.

Vantagens de usar o Gerenciador de tags do Google

Simplifique o gerenciamento de tags. O Gerenciador de tags do Google permite adicionar e modificar tags para avaliar todos os aspectos de sua estratégia de marketing.

Seu design é fácil e intuitivo, para que você possa fazer todas as alterações necessárias.

Reduza o risco de erros de gerenciamento de tags. O Google Tag Manager possui um sistema de verificação de erros muito simples, carrega as tags rapidamente e permite que você teste em um ambiente de pré-produção.

Tudo isso facilita para você garantir que seu site funcione perfeitamente em todos os momentos.

Implemente tags do Google e de terceiros. O Gerenciador de tags do Google é compatível com todos os tipos de tags e possui um grande número de modelos de tags pré-configurados.

Se você não encontrar uma tag específica, poderá adicioná-la como uma tag personalizada.

Colabore com sua equipe. O Gerenciador de tags do Google inclui áreas de trabalho e controles de acesso granulares para que os membros de sua equipe possam colaborar com mais eficiência.

gerenciador de tags

Principais recursos do Gerenciador de tags do Google

O Gerenciador de tags do Google está repleto de recursos para facilitar o gerenciamento de tags. Aqui estão alguns particularmente úteis.

Sua tecnologia de marcação oferece controle total sobre como as tags são definidas e acionadas em seu site. Ele suporta Accelerated Mobile Pages e aplicativos móveis e inclui recursos como carregamento assíncrono de tags e pausa, exclusão e sequenciamento de tags.

  • Ele inclui várias soluções para melhorar a usabilidade para profissionais de marketing, não apenas para equipes de TI.
  • Possui uma interface web simples, um modo de visualização, pesquisa instantânea e preenchimento automático, histórico de versões, áreas de trabalho e muito mais.
  • Ele permite que você controle o nível de acesso de cada usuário, para que as equipes de marketing e desenvolvimento web possam colaborar de forma mais segura e eficaz. Ele suporta várias contas de clientes e usuários ao mesmo tempo e concede permissão no nível do usuário.
  • Ele inclui diferentes recursos para controlar quando e como as tags são acionadas para coletar os dados necessários, como acionadores para eventos automáticos, cliques, eventos personalizados, envios de formulários, visualizações de página e alterações no histórico.
  • Ele possui modelos de tags de medição e marketing integrados, tanto do Google quanto de terceiros, que facilitam a seleção e implementação das tags mais usadas.
  • Integra-se com outras soluções Google, como Google Ads ou Campaign Manager, para facilitar a gestão de campanhas publicitárias.
  • Ele permite que você gerencie as tags de forma automatizada e crie soluções personalizadas por meio da API do Tag Manager.

Ambientes no Gerenciador de tags do Google

Os ambientes do Gerenciador de tags do Google são usados ​​para visualizar as alterações feitas em um contêiner em um ambiente de teste antes de publicá-las em seu site.

Muitas empresas têm um processo de lançamento estabelecido com vários ambientes, por exemplo, desenvolvimento, teste e produção.

Cada nova versão do site é testada em um ambiente para verificar se tudo está funcionando corretamente antes de lançar a versão final online.

Você também pode usar o recurso de ambientes no Gerenciador de tags do Google para testar se todas as tags em seu contêiner estão funcionando corretamente antes de implantá-las.

Lucas Lopes

Lucas Lopes

Especialista em marketing digital desde 2018, destaca-se na criação de sites, otimização de tráfego orgânico com estratégias SEO e eficiente gestão de tráfego pago SEA, incluindo anúncios no Google Ads.
Lucas Lopes

Lucas Lopes

Especialista em marketing digital desde 2018, destaca-se na criação de sites, otimização de tráfego orgânico com estratégias SEO e eficiente gestão de tráfego pago SEA, incluindo anúncios no Google Ads.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos Similares