Quer saber qual a diferença entre marketing e marketing digital? Saiba que chegou ao artigo certo.
O Marketing é usado para encontrar e reter novos clientes para um negócio. Com o avanço da tecnologia e a onipresença da internet, o marketing tradicional ganhou um aliado: o marketing digital. Apesar de serem estratégias complementares, cada uma é desenvolvida de forma diferente.
O marketing tradicional baseia-se em estratégias como canais de TV, rádio, jornais, revistas, outdoors, etc.
Ao mesmo tempo, o marketing digital chega ao consumidor por meio de conteúdo relevante na internet, fornecendo informações, dicas e soluções, e com isso destacando uma marca ou produto no mercado.
Mas, ao trabalharem juntos, esses dois modelos podem apresentar resultados interessantes. Confira as principais diferenças entre marketing e marketing digital.
Resumo em tópicos
ToggleInvestimento
Os investimentos em marketing digital têm maior flexibilidade porque a publicidade não depende de fatores adicionais de produção e pode ser de menor valor.
Além disso, a análise de métricas permite calcular com precisão o valor dos recursos necessários para atingir seus objetivos. Isso porque, uma agência de tráfego pago garante maior alcance do seu site, utilizando todas as ferramentas profissionais necessárias.
Por outro lado, os anúncios no marketing tradicional, tendem a ser de maior valor porque existem vários fatores que afetam o investimento, como cortador, papel, cor, aplicação, etc.
Público
Anúncios na televisão, rádio, outdoors e folhetos são consumidos por diferentes tipos de pessoas ao mesmo tempo. Por isso, no marketing tradicional, é preciso se dedicar um pouco mais à pesquisa e estudar a audiência a ser atingida.
Em contrapartida, o marketing digital baseia-se em um sistema de medição próprio que é mais útil no planejamento de conteúdos publicitários e de comunicação de acordo com o público-alvo da empresa.
Isso porque, ferramentas como Google Analytics, Facebook Insights, etc. permitem a inclusão de perfis desses consumidores.
Alcance
O alcance de uma campanha de marketing tradicional está atrelado, por exemplo, ao número de assinantes ou à audiência de uma ferramenta de comunicação. Assim, quando se utiliza o veículo certo, o alcance dessas ações acaba sendo bastante abrangente.
Por outro lado, as ações no mercado digital, mesmo que voltadas para um público, podem ser acessadas por muitas pessoas porque o conteúdo pode ser compartilhado em diferentes redes.
Além disso, o material encontra-se disponível online sob demanda, complementando a estratégia de marketing.
Linguagem
Ambos os modelos requerem uma linguagem específica. Por exemplo, o tom de um texto ou anúncio em jornal ou revista impressa não pode ser o mesmo de uma postagem na internet, pois se destina a um público com perfis distintos.
Bem como, o conteúdo digital muitas vezes exige uma linguagem mais leve e objetiva, às vezes com um tom bem-humorado e inovador, pois é uma forma mais direta de se comunicar com um público, que na maioria das vezes faz bastante sucesso.
Análise dos resultados
Analisar o desempenho das ações online é muito diferente do offline. No marketing tradicional, você pode calcular a audiência de um anúncio de TV ou rádio e estimar o número de leitores de um anúncio impresso por meio do número de assinantes ou das vendas nas bancas.
Por outro lado, o marketing digital usa ferramentas como Google Analytics ou Facebook Insights para mostrar o número de curtidas e compartilhamentos em publicações, visualizações de vídeos e resultados de campanhas publicitárias.
Contato com o cliente
Primeiramente, no marketing digital, as pessoas geralmente interagem com as marcas na Internet: expressam suas opiniões, fazem análises, fazem reclamações e elogios. Desse modo, é preciso responder e se posicionar diante de cada uma dessas ações e feedbacks.
Por outro lado, nos canais de comunicação tradicionais, não existem mecanismos de relacionamento com as audiências. Por isso, nas operações off-line, é necessário contar com a central de atendimento para estabelecer canais de contato com eles.
O que é o Marketing Digital?
O marketing digital é a promoção de produtos e marcas por meio da mídia digital. Essa é uma das principais maneiras pelas quais as empresas fazem uma comunicação direta, personalizada e com tempo hábil. Por isso, o marketing digital é o método mais utilizado no marketing atualmente.
Além disso, o termo é usado para resumir todos os segmentos de marketing no ambiente online. Ao usar canais digitais como blogs, sites, mecanismos de busca, mídias sociais, email, etc., as empresas tentam resolver os problemas e as necessidades dos clientes e potenciais clientes.
Com o aumento dos internautas e das formas como eles interagem, o marketing digital tem feito as empresas repensarem a forma como chegam aos consumidores e vendem seus serviços e produtos.
Hoje, o comércio eletrônico é um dos maiores modelos de negócios, com bilhões de transações por ano. Isso se deve em grande parte a várias estratégias de marketing digital.
Assim como o marketing tradicional tem uma forma própria de trabalhar, o marketing digital tem sua estratégia e objetivos definidos com base em um plano.