ROI de marketing digital: o que você deve considerar?

Compartilhe:

Ao medir o ROI de marketing digital, há duas entradas principais que você precisa entender: os dólares que você investe em mídia paga e, talvez mais importante, os dólares e o tempo que você gasta no desenvolvimento de ativos criativos, para propriedade, mídia ganha ou paga.

Além disso, há também o tempo que você investe para entender o desempenho do seu criativo e da mídia juntos para obter insights que podem ser usados.

Os profissionais de marketing digital precisam entender a experiência do cliente e tomar decisões rápidas sobre se o conteúdo está deixando a marca esperada.

A mídia própria, que é o conteúdo orgânico que você publica nas redes sociais e no site, pode fornecer grandes insights sobre o que as pessoas realmente se importam e pode ser aproveitada em plataformas onde o orgânico ainda oferece resultados, por exemplo, no Instagram, Twitter e LinkedIn.

Na mídia conquistada, entender quem pública sobre sua marca, produtos ou serviços em canais sociais e digitais e qual é a natureza de seu conteúdo que gera maior envolvimento também oferece ótimas informações.

Você também precisa entender a medida do impacto que seu conteúdo de superfãs, embaixadores ou influenciadores está tendo para gerar engajamento para você.

Na mídia paga, você está investindo em dólares para que seu conteúdo alcance mais pessoas – seja na fase de marca, consideração ou conversão.

Em todos esses cenários, o tempo para criar esse conteúdo e o tempo para medir sua eficácia, literalmente, é dinheiro.

Como você obterá um melhor retorno sobre o tempo gasto na criação de conteúdo no marketing digital?

No marketing digital, você precisa identificar o conteúdo que realmente está funcionando para você, entendendo quais mensagens, tipo de execução criativa, palavras, imagens, vídeos e as chamadas para ação importantes estão funcionando melhor para você.

Ao dedicar tempo para sempre visualizar o desempenho através das lentes do desempenho do conteúdo, você obterá um retorno muito melhor do tempo gasto na criação e publicação desse conteúdo.

A medição do desempenho de marketing digital é mais do que simplesmente olhar apenas para direcionar o tráfego mais barato possível para o site. Você realmente quer saber quem, o que e como esse conteúdo está atribuindo aos leads e à taxa de vendas.

 Os profissionais de marketing Digital sofisticados também procurarão entender o que e onde o conteúdo está na jornada geral do cliente.

Eles também saberão o retorno total do tempo gasto em criação e gasto em mídia, sua relação com os dólares vendidos.

vantagens do marketing digital

5 coisas que você deve medir para entender melhor seu ROI de marketing digital

Frequentemente, vemos o impulso para a otimização programática do custo do direcionamento do tráfego para um site, mas não necessariamente direciona o custo total da conversão.

Muitas vezes, a jornada criativa e de história em que você está levando seu cliente é ignorada.

Identificamos 5 coisas que você deve medir para entender melhor o desempenho de seus ativos criativos de marketing digital – e o retorno do tempo e dos recursos que você investe:

Conteúdo orgânico: determine qual conteúdo funciona para você na mídia orgânica, o que gera melhores impressões, alcance, engajamento, cliques.

Muitas vezes, o conteúdo que funciona bem no orgânico te dá uma medida real do que seu público gosta e tem um bom desempenho no pago.

Conteúdo ganho: determine quem ganha mais engajamento com seu próprio conteúdo quando fala sobre você ou uma hashtag que você segue (ou se está atuando como influenciador pago).

Lembre-se: o objetivo final é a pessoa certa, o conteúdo certo, o momento certo, o canal certo, a oferta certa. Você precisa saber o que funciona com seu público e ter uma visão multicanal.

Temas e tópicos: Determine os padrões em torno da natureza do conteúdo que obtém melhor desempenho – criativo, copy, call-to-action e o que leva ao total de conversões

Tipos de conteúdo: certifique-se de que seus insights de desempenho incluam conteúdo visual (não apenas números), você precisa ver qual história vende e quais são os diferentes tipos de conteúdo que funcionam em diferentes estágios do seu funil.

Compare e avalie: certifique-se de ter uma plataforma de análise que cubra todos os canais, tanto na pesquisa quanto nas redes sociais.

É importante comparar e comparar o desempenho do conteúdo em diferentes canais digitais. Mas você precisa ser cauteloso com a quantidade de tempo que leva para assimilar dados de várias fontes para fazê-lo.

Conectar todas as suas mídias sociais e canais digitais a uma plataforma economiza tempo.

Lucas Lopes

Lucas Lopes

Especialista em marketing digital desde 2018, destaca-se na criação de sites, otimização de tráfego orgânico com estratégias SEO e eficiente gestão de tráfego pago SEA, incluindo anúncios no Google Ads.
Lucas Lopes

Lucas Lopes

Especialista em marketing digital desde 2018, destaca-se na criação de sites, otimização de tráfego orgânico com estratégias SEO e eficiente gestão de tráfego pago SEA, incluindo anúncios no Google Ads.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos Similares