Essa é uma das primeiras perguntas que vem à mente se você está pensando em investir em publicidade no Facebook ads.
A resposta mais rápida seria que investir anunciando no Facebook ads é como investir no mercado de ações, mas na realidade existem vários fatores que você deve manter sob controle.
Deve-se ter em mente que não é o mesmo que as campanhas sejam realizadas por uma pessoa com conhecimentos básicos, pois são realizadas por uma pessoa ou empresa que se dedica profissionalmente a isso.
Mas o importante é que você entenda que sempre terá o controle de definir seu orçamento e quanto quer gastar.
E você poderá mensurar a receita obtida por meio de suas campanhas publicitárias no Facebook ads, fator fundamental para os negócios hoje.
Resumo em tópicos
ToggleFatores que influenciam o custo de publicidade no Facebook ads.
- Público-alvo
- Qualidade dos nossos anúncios
- Localização dos anúncios
- Licitação
- Tipo de alvo
- Tipo de custo
- Localização geográfica
- Setor
Orçamento
Valor que queremos investir em nossas campanhas de Facebook Ads. É aqui que informamos ao Facebook quanto dinheiro estamos dispostos a gastar para que nossos anúncios cheguem às pessoas certas.
Este orçamento pode ser definido diariamente ou estabelecer um total que queremos gastar, durante a duração da campanha. Não é o mesmo que investir $ 10/dia do que $ 100/dia.
Mas cuidado! Porque se não tivermos um público grande o suficiente e aumentarmos muito nosso investimento, nossa frequência também aumentará e podemos acabar impactando os mesmos usuários repetidamente com o mesmo anúncio.
Público-alvo que queremos alcançar
Queremos ter cobertura local, regional, nacional, etc. É importante saber quem é o nosso cliente ideal. Se você já sabe, agora pode saber por sexo e idade qual tipo de usuário está mais interessado em seus produtos e serviços.
Se formos ao Gerenciador de Negócios do Facebook, podemos ver por detalhamento, qual faixa etária e sexo estão mais interessados em nossos anúncios.
Assim, podemos concentrar todo o nosso investimento em publicidade nos usuários que sabemos que respondem melhor.
Qualidade dos nossos anúncios
Aqui devemos prestar atenção especial à imagem, ao título do anúncio, ao call to action que usamos, ao texto ou ao título que adicionamos.
De todos esses fatores, tanto a imagem quanto o texto são os principais fatores que tornam um anúncio atraente ou não. Para que um anúncio seja exibido mais do que seu concorrente, ele deve ter uma boa pontuação de relevância.
Posicionamento do anúncio
Quanto mais concorrência um determinado local tiver, maior será o seu custo. Nos locais do Gerenciador de Negócios, podemos escolher entre 5 grandes seções:
- Alimentação
- Histórias
- In-stream
- Espaços contextuais
- Aplicativos e sites
Para saber o que estamos pagando por cada um dos locais em que meu anúncio é exibido, devemos ir ao gerenciador de anúncios do Facebook.
Uma vez lá, podemos ver no relatório de detalhamento por local, quanto estamos gastando em cada um deles.
Licitação
A estratégia de lances que escolhermos nos informará quanto estamos gastando para cada resultado alcançado. Se não definirmos um limite de lance (automático), o Facebook tentará otimizar nosso orçamento para obter os melhores resultados.
O lance automático é a melhor opção, se você não tiver um conhecimento muito avançado do Facebook ads.
Tipo de meta da campanha de anúncios
Como veremos mais adiante, o objetivo da campanha pode determinar o custo da campanha. O Facebook nos dá 11 metas para campanhas publicitárias.
Tipo de custo do Facebook ads
O Facebook ads nos oferece vários tipos de custos:
CPC: Custo por clique. Somos cobrados quando um usuário clica em nosso anúncio.
CPM: custo por 1.000 impressões. Somos cobrados por cada 1.000 impressões do nosso anúncio.
CPV: Custo para visualizar um vídeo. Somos cobrados quando um usuário vê o anúncio que estamos promovendo.
CPA: Custo por ação. Somos cobrados quando um usuário realiza uma ação que estipulamos como resultado. Baixe nosso aplicativo, faça uma compra, etc.
Tipo de objetivo da campanha e como eles afetam o custo
Dentro do Facebook Ads Manager ou Business Manager, podemos escolher diferentes objetivos para nossa campanha publicitária.
Cada objetivo tem métricas diferentes e mostra um escopo diferente, dependendo do investimento que fazemos.
Observação: o objetivo da campanha que escolhemos determina para quem o Facebook ads mostra o anúncio. Isso pode afetar o custo da publicidade.
Exemplo: Imaginemos que temos uma empresa de serviços ao domicílio e queremos chegar a um grupo de pessoas de ambos os sexos no Brasil, numa população entre os 30-60 anos, que possui ou possui uma casa e com interesse em “melhoria da casa.” Agora imagine que o Facebook tenha que escolher entre dois tipos de pessoas que atendam às características mencionadas.
Temos uma primeira pessoa que tende a interagir muito com todos os tipos de postagens e anúncios do Facebook, mas nunca preenche um formulário de aquisição de leads na rede social. Temos também um segundo tipo de pessoa que, embora não interaja muito com os anúncios que vê, deixou previamente os seus dados através de um formulário de contato, quando se interessou pelo produto ou serviço promovido, então o Facebook decidirá mostrar o anúncio para a primeira pessoa.
Por outro lado, se nosso objetivo é conseguir clientes em potencial, isso vai mostrar para o segundo. Provavelmente, há menos porcentagem de pessoas dispostas a fazer uma conversão em nossos anúncios do que a interagir com eles. Então o Facebook decidirá mostrar o anúncio para a primeira pessoa.
Nele, podemos ver que o alcance de pessoas que podemos alcançar diariamente é diferente dependendo do objetivo da campanha que escolhemos, embora o orçamento a ser investido seja o mesmo.
Portanto, quanto menor o alcance potencial que temos com nossos anúncios, maior o custo/resultado que obtemos.
O leilão de anúncios do Facebook ads: como funciona e como afeta o custo
Outro fator que influencia o custo de nossa publicidade é o leilão com que os anúncios do Facebook funcionam e o lance que escolhemos.
Devemos ter em mente que nossos anúncios do Facebook não serão exibidos em função do nosso lance, mas do valor que eles têm para nosso público-alvo. De acordo com o Facebook, os dois fatores fundamentais em que se baseia para impressionar mais ou menos os anúncios são:
- Mostre o valor do anúncio para esse público-alvo escolhido.
- Proporcione experiências positivas e relevantes para as pessoas que usam o Facebook, Instagram ou Audience Network.
Como o lance pode afetar o custo da publicidade no Facebook ads?
Existem 2 formas de licitar no Facebook ads. Um lance automático e um lance manual. Com o lance automático, o Facebook define nosso lance para que obtenhamos o maior número de conversões pelo menor preço. Com o lance manual, decidiremos quanto valor queremos dar às nossas conversões.
Ao escolher este tipo de lance devemos focar em nosso ROI, ou Retorno sobre o Investimento, que podemos alcançar ao invés de focar em um lance de menor custo.
Uma vez que quanto maior o nosso lance ou lance, mais acesso teremos às pessoas que segmentamos e maiores serão as chances de impressionar nossos anúncios.
Segmentação e como isso afeta o custo
Quanto mais relevante for o público e o direcionamento escolhido para nossos anúncios, menor será o custo. Continuando com o exemplo anterior em que tínhamos uma empresa de serviços domésticos, se escolhermos para nossa segmentação um interesse em “melhoria da casa”, nossos anúncios serão exibidos para TODOS que indicaram em algum momento que gostam desse tipo de conteúdo ou páginas.
Esse tipo de segmentação inclui pessoas que não são donas de casa ou pessoas que gostam de programas de melhoria da casa. Sem necessidade, eles procuram esse tipo de serviço para suas residências.
Escolher um público/segmentação apropriado é a parte mais complicada do Facebook. Por isso preste bem atenção quando for escolher o melhor para seus anúncios.