Métodos de segmentação de público no facebook ads

Compartilhe:

Felizmente, o Facebook ads a oferece muitas opções excelentes quando se trata de segmentar seus anúncios.

Essa é uma das razões pelas quais está entre as opções de publicidade online mais econômicas.

Neste artigo, abordaremos os vários métodos de segmentação e metas de publicidade que você pode usar ao veicular anúncios no Facebook ads.

Métodos de segmentação

O Facebook ads permite que você crie um público muito amplo ou definido de forma restrita com várias opções de filtragem.

Primeiro, você pode segmentar por local. Essa é uma ótima opção se você administra uma pequena empresa familiar e deseja atrair clientes locais.

Você também pode segmentar sua localização por região ou distância. Por exemplo, talvez você queira apenas segmentar pessoas que moram na cidade onde sua empresa está localizada.

Por outro lado, você pode querer segmentar pessoas que vivem em um raio de 16 quilômetros de sua cidade.

Em seguida, você pode segmentar por dados demográficos. Se você achar que as pessoas em um determinado grupo demográfico são atraídas pelo seu produto ou serviço, é uma ótima ideia segmentá-las em suas campanhas de anúncios do Facebook ads.

Existem algumas opções diferentes de segmentação demográfica, incluindo idade, sexo, status de relacionamento e ocupação.

Você também pode segmentar por interesses. Essa é uma ótima opção para usar se você estiver vendendo para pessoas que têm um hobby relacionado ao seu nicho.

Existem inúmeros interesses que você pode escolher. Você também pode pesquisar interesses por palavra-chave.

Em breve, você terá a opção de segmentar as pessoas pelos sites que elas visitam. Fique atento a esse recurso.

Por fim, você pode segmentar por comportamento. Isso inclui atividades nas quais as pessoas se envolvem fora do Facebook.

A segmentação por comportamento é uma ótima opção para usar se você estiver procurando por pessoas que tenham o hábito ou comprando produtos ou serviços relacionados ao seu nicho.

facebook ads 7.jpg

Opções avançadas de segmentação

Além das opções básicas de segmentação acima, o Facebook ads também oferece algumas opções avançadas de segmentação.

Primeiro, há um público-alvo personalizado. Essa é uma lista de pessoas que você carrega no Facebook.

Onde você consegue essa lista? Do seu conjunto de contatos existente, da sua lista de distribuição de e-mail ou de qualquer outro local onde você mantenha informações sobre os clientes.

Em seguida, você também pode criar um público personalizado do seu site. Essa é uma lista de pessoas que visitaram seu site no passado.

Para usar esse público, porém, você precisará instalar um pixel do Facebook em seu site. Esse é um pequeno trecho de código que rastreia os usuários do Facebook que acessam uma de suas páginas da web.

Por fim, você também pode criar um público semelhante. Esse é um público que se parece com um público existente que você já criou.

Existem 3 maneiras de criar um público semelhante:

De um público personalizado – o Facebook ads procurará usuários que se pareçam com as pessoas do seu público personalizado.

De visitantes do site – Se você instalou um pixel do Facebook em seu site, o Facebook criará um público composto por pessoas que visitaram seu site. Então, o Facebook ads construirá um público semelhante a partir desse conjunto de usuários.

Dos fãs da página – o Facebook procurará usuários que se pareçam com as pessoas que “curtiram” sua página do Facebook.

Metas de anúncio

Quem você segmenta para seus anúncios é determinado em parte pela meta do seu anúncio.

Por exemplo, se você estiver tentando conseguir uma venda repetida, provavelmente segmentará um público personalizado de clientes existentes.

Por outro lado, se você está apenas tentando criar reconhecimento de marca, pode segmentar pessoas com base em interesses.

A boa notícia é que o Facebook ads oferece muitas opções de segmentação. Nesta seção, veremos cada um deles.

A primeira meta de publicidade é impulsionar as vendas na loja. No entanto, isso só está disponível se você tiver vários locais físicos. Não é para empresas de loja única ou empresas que operam estritamente online.

Se você se qualificar para anúncios de visitas à loja, poderá exibir uma campanha que mostre às pessoas o que você está oferecendo em sua loja e como elas podem chegar ao local mais próximo.

É uma ótima maneira de preencher a lacuna entre o marketing online e as vendas offline.

O objetivo da publicidade é aumentar a conscientização sobre sua empresa. Essa é uma ótima maneira de fazer propostas para pessoas que ainda não interagiram com sua marca.

O Facebook permite que você conte a história da sua marca com um vídeo, apresentação de slides, tela ou imagem. Você também pode adicionar um link ao seu site.

O terceiro objetivo da publicidade é gerar leads. Use essa opção se quiser encontrar novas pessoas que possam se interessar pelo seu negócio.

Posicionamento do anúncio

Outro elemento da segmentação de anúncios é onde seu anúncio será exibido. No entanto, quando se trata de publicidade no Facebook ads, “onde” pode significar muitas coisas.

Primeiro, pode significar onde na tela seu anúncio será exibido. O Facebook ads oferece a opção de veicular anúncios diretamente no feed de notícias ou na barra lateral direita.

Obviamente, os anúncios no feed de notícias custam mais do que os anúncios na barra lateral. Isso porque eles são muito mais visíveis.

Isso não quer dizer que os anúncios da barra lateral sejam inúteis, no entanto. Eles são uma ótima opção se você estiver interessado em anunciar no Facebook ads, mas não tiver muito dinheiro em marketing para gastar.

Em seguida, “onde” pode significar os tipos de dispositivos em que seu anúncio será exibido. Por exemplo, talvez você queira exibir seu anúncio apenas para pessoas em dispositivos móveis.

Essa é uma opção especialmente excelente se você estiver usando anúncios de visitas à loja.

Lembre-se de que esses anúncios também podem mostrar mapas para que as pessoas que estão fora de casa possam ver como chegar ao local mais próximo observando o anúncio.

Por fim, “onde” pode se referir a quais plataformas de mídia social seu anúncio será exibido.

Como o Facebook é dono do Instagram, você pode configurar anúncios para serem executados em ambas as plataformas a partir do seu Power Editor.

Lucas Lopes

Lucas Lopes

Especialista em marketing digital desde 2018, destaca-se na criação de sites, otimização de tráfego orgânico com estratégias SEO e eficiente gestão de tráfego pago SEA, incluindo anúncios no Google Ads.
Lucas Lopes

Lucas Lopes

Especialista em marketing digital desde 2018, destaca-se na criação de sites, otimização de tráfego orgânico com estratégias SEO e eficiente gestão de tráfego pago SEA, incluindo anúncios no Google Ads.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos Similares