8 Passos para desenvolver uma estratégia de Inbound Marketing

Compartilhe:

Quer saber como desenvolver uma boa estratégia de inbound marketing? Continue lendo!

Como proprietário de uma empresa, você tem várias opções quando se trata de alcançar seu cliente ideal. Mas se você procura uma abordagem mais proativa do que reativa, desenvolver uma estratégia de inbound marketing é fundamental.

Não cruze os dedos e espere que suas equipes de marketing e vendas continuem trabalhando duro. Crie uma estratégia que traga seu público-alvo até você dia após dia para que seu negócio possa crescer.

Embora o desenvolvimento de uma estratégia completa possa parecer intimidante, não precisa ser. Com alguns componentes cruciais e um plano habilmente elaborado, você estará no caminho certo para conquistar clientes fiéis nos próximos anos.

Neste guia, você descobrirá o que é uma estratégia de inbound marketing e obterá insights práticos sobre como criar sua própria estratégia eficaz.

O que é uma Estratégia de Inbound Marketing?

O termo inbound marketing, refere-se a um plano de marketing que atrai, em vez de interromper, os esforços de pesquisa de um cliente em potencial. 

Uma estratégia de inbound marketing é composta por diferentes canais e ferramentas que levam um prospect interessado pelas fases de atração, engajamento e encantamento. 

Essas etapas acontecem organicamente quando um cliente chega a uma página de blog que oferece a solução perfeita para seu problema. 

Então talvez eles baixem seu whitepaper e comecem a receber seus e-mails. Em seguida, eles clicam no botão mágico que os conecta à sua equipe de vendas.

Desenvolver uma estratégia para criar esse conteúdo e fazer com que ele apareça onde seu público-alvo já está olhando é a chave para atrair novos clientes em escala. Ao fazer isso, você pode capturar e alavancar intencionalmente o interesse do cliente. 

Elementos essenciais de uma estratégia de Inbound Marketing

Uma estratégia de inbound marketing influencia o comportamento em cada etapa da jornada do comprador. Cada nível apresenta uma nova maneira de interagir e construir autoridade.

Atrai

O conteúdo em postagens de blog, legendas de mídia social e entregas de formato longo atraem clientes em potencial. 

Esses recursos são direcionados com palavras-chave que os compradores já estão procurando por conta própria. A fase Atrair cria confiança, visibilidade e interesse na marca. 

Se empenhar

O engajamento acontece por meio da interação. A comunicação ocorre por meio de elementos do site, como páginas de destino, formulários, chatbots e chamadas para ação. As equipes de vendas ou suporte ao cliente podem estar envolvidas para nutrir e construir relacionamentos. 

Depois de atrair e engajar seus clientes em potencial, é importante começar a coletar dados sobre esses clientes em potencial. A conversão de prospects em leads pode acontecer de várias maneiras, o que significa que as possibilidades de criatividade são infinitas nesta fase. 

Chamadas para ação em postagens de blog ou páginas de destino e formulários incorporados são ótimos lugares para começar.

Inbound Marketing 1536x1152.jpg

Prazer

Encantar um cliente envolve elementos de marketing intuitivos que são cronometrados adequadamente. Nesse ponto do processo, as empresas podem usar pesquisas para personalizar a experiência e torná-la única. 

Sintonizar e participar de conversas de mídia social também estabelece empatia e confiança na marca.

8 Passos para Criar sua Estratégia de Inbound Marketing

Seguir o processo de campanha de entrada é apenas uma peça do quebra-cabeça. Existem muitas nuances para lançar uma estratégia completa que pode levar tempo para dominar, mas quando aplicada coletivamente, pode produzir resultados impressionantes. 

1. Identifique seu público-alvo

Ocasionalmente, os termos público-alvo e persona-alvo são usados ​​de forma intercambiável, mas na verdade são bem diferentes. 

Embora o público geral e as informações demográficas sejam úteis para os esforços de entrada, uma persona ideal do cliente é mais profunda . Além das informações padrão, como idade, sexo e localização, o endereço das personas do comprador:

  • Necessidades de produtos e serviços dos clientes ideais
  • De onde eles recebem suas informações
  • Pontos de dor e frustrações específicas
  • Hábitos e estilos de compra
  • Preferências de Comunicação

As equipes de marketing podem definir as personas ideais dos clientes realizando entrevistas ou enviando pesquisas curtas aos clientes existentes. 

Além disso, os membros da equipe de vendas podem ter um feedback valioso após interagir com os clientes durante o processo de compra. 

2. Construa seu público

Expandir o alcance do seu negócio ou serviço deve ser o objetivo número 1 de qualquer profissional de marketing. Afinal, todo o objetivo dos gráficos divertidos, postagens de mídia social e e-mails é obter mais olhos sobre o que sua empresa está vendendo.

Mas construir uma audiência não é apenas ter grandes números que fazem você soar bem. Criar um público engajado é muito mais importante. Definir metas mensuráveis ​​e atingíveis (como 1.000 visitantes do site em um mês que passam uma certa quantidade de tempo na página) pode ajudar as empresas a realmente crescer. 

3. Aumente a produção de conteúdo

Embora você possa ter conteúdo criativo sem uma estratégia firme de inbound marketing, é seguro dizer que isso não funcionará ao contrário. Para ser eficaz no inbound marketing, sua equipe deve se comprometer a criar conteúdo relevante, direcionado e de alta qualidade. 

Felizmente, a produção de conteúdo toma forma de várias formas, então você tem uma variedade de opções para escolher. E se você tem especialistas em sua equipe, esta é uma ótima maneira de atribuir projetos com base em pontos fortes. A produção de conteúdo inclui: 

  • 10 páginas de pilares
  • Postagens de blog e artigos curtos
  • Guias de instruções ou infográficos
  • E-books e whitepapers de formato longo
  • Estudos de caso e depoimentos de clientes

Especialistas em marketing também sugerem a criação de um sistema de produção de conteúdo. Isso pode assumir a forma de um calendário editorial ou qualquer outro plano que seja fácil de seguir e usar para atribuição de tarefas. 

5. Utilize a otimização de mecanismos de pesquisa (SEO)

A otimização de mecanismos de pesquisa, comumente chamada de SEO, pode facilmente se enquadrar em sua própria categoria. O impacto do SEO na estratégia de inbound marketing, no entanto, não pode ser menosprezado.

SEO é o processo holístico de otimizar a estrutura e o conteúdo do seu site para os principais mecanismos de pesquisa com o objetivo de receber uma colocação orgânica mais alta nos rankings. O SEO é vital porque, se os clientes em potencial não encontrarem sua empresa, certamente não serão convertidos em leads ou clientes pagantes. 

SEO inclui vários elementos complexos, incluindo, mas não limitado a: 

  • Intenção de pesquisa do usuário
  • Palavras-chave segmentadas
  • Criação de links
  • Marcação de esquema
  • Estrutura e código do site

Como resultado, algumas equipes de marketing optam por investir em um especialista em SEO como parte de sua estratégia. 

Independentemente de você ter o orçamento disponível ou não, muitos recursos abrangentes estão disponíveis gratuitamente para ajudá-lo a ganhar força. 

6. Lance campanhas de e-mail direcionadas

O marketing por e-mail é outro componente do inbound marketing que simplesmente não pode ser negligenciado. O poder do e-mail é inegável, com empresas que empregam e-mail marketing eficaz gerando 50% mais vendas a um custo 33% menor do que aquelas sem ele. Se você procura um alto retorno do investimento, as campanhas de e-mail são a porta de entrada.

É importante notar que o email marketing pode ser incrivelmente poderoso, mas apenas quando executado corretamente. Para evitar spam, sempre envie conteúdo relevante e altamente útil para membros de seu público que o solicitaram. 

Além disso, mantenha sua estratégia de e-mail a longo prazo. As sequências de boas-vindas e de nutrição criam confiança com os assinantes ao longo do tempo, portanto, pode levar algumas semanas ou meses para testemunhar grandes resultados. 

À medida que os clientes em potencial passam pelo funil, eles estarão preparados e prontos para tomar uma decisão. Com isso em mente, se você quiser medir o impacto específico de certo palavreado, os testes A/B podem pintar uma imagem clara das palavras e mensagens que realmente ressoam. 

7. Melhore as conversões da web nas páginas de destino

Nunca subestime o poder de uma landing page eficaz e bem projetada. Essas páginas personalizáveis ​​têm uma ampla variedade de usos, seja para obter um cliente em potencial para se inscrever em uma demonstração do produto ou levá-lo ao download do e-book que ele viu nas mídias sociais. 

Usar uma linguagem clara e concisa aumenta a conversão nas landing pages. Aproveite a oportunidade para fornecer uma orientação específica, como “Baixe seu guia gratuito hoje mesmo!” 

Você também pode aumentar a conversão de entrada com recursos visuais ou depoimentos, o que pode incentivar os visitantes a se inscreverem se tiverem alguma dúvida.

8. Otimize sua estratégia de mídia social

Alguns profissionais de marketing acreditam que, uma vez que tenham produzido um bom conteúdo, as massas simplesmente virão. 

Embora o alcance orgânico seja possível, nem todo tráfego é passivo. Você deve desenvolver uma maneira de compartilhar e promover ativamente seu conteúdo usando as mídias sociais. 

Com tantos meios de comunicação social competindo por seu tempo e atenção, por onde você deve começar? Faça uma pequena pesquisa de mercado. Faça perguntas como: 

  • Onde seu público-alvo está?
  • Que tipo de postagens os atraem?
  • Eles estão mais interessados ​​em visuais rápidos ou textos longos?
  • Os anúncios de mídia social valem o investimento?

Volte à sua persona-alvo para entender as preferências do seu cliente ideal. Isso leva a esforços direcionados em um plano de marketing de entrada completo.

Lucas Lopes

Lucas Lopes

Especialista em marketing digital desde 2018, destaca-se na criação de sites, otimização de tráfego orgânico com estratégias SEO e eficiente gestão de tráfego pago SEA, incluindo anúncios no Google Ads.
Lucas Lopes

Lucas Lopes

Especialista em marketing digital desde 2018, destaca-se na criação de sites, otimização de tráfego orgânico com estratégias SEO e eficiente gestão de tráfego pago SEA, incluindo anúncios no Google Ads.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos Similares