Saber criar uma audiência no Facebook Ads é um dos principais pontos de sucesso na hora de criar campanhas publicitárias nesta plataforma.
À medida que a plataforma de publicidade do Facebook Ads se torna mais competitiva, a otimização contínua das suas campanhas publicitárias é essencial para reduzir os custos de aquisição.
Essas melhorias se dão tanto por meio de anúncios atrativos e focados no seu público ideal, quanto por uma segmentação adequada, descobrindo novos públicos a serem alcançados para criar novas oportunidades de vendas.
Os públicos personalizados e semelhantes do Facebook Ads são uma maneira eficaz de fornecer anúncios altamente direcionados aos usuários mais relevantes.
Resumo em tópicos
TogglePúblicos personalizados no Facebook Ads
Essa opção de segmentação nos permite criar novos públicos com aqueles usuários que já tiveram alguma interação anterior com nossa empresa.
Um exemplo disso seriam aqueles usuários que já se inscreveram em seu blog, visitaram seu site ou avançaram no funil de vendas, deixaram seus dados em um formulário, reagiram com um comentário em suas postagens no Facebook Ads, compartilharam algum conteúdo, etc.
Defina a origem do seu público como podemos ver na imagem a seguir, podemos escolher entre várias origens ao criá-los.
Local na rede Internet
Você pode criar um público personalizado com pessoas que já visitaram seu site, ou que realizaram uma ação específica dentro dele.
Alguns exemplos dessas ações podem ser: adicionar um produto ao carrinho de compras, visitar uma categoria ou seção da web ou baixar algum tipo de recurso que temos.
Para criar esse tipo de audiência, devemos ter o Pixel do Facebook Ads instalado na página para registrar o tráfego do site.
Atividade no aplicativo
Público que reúne os usuários que baixaram seu aplicativo móvel ou jogo, entraram nele ou realizaram uma ação, como visitar uma seção ou uma compra.
Lista de clientes
Começaremos a partir de um arquivo de cliente em formato csv ou excel, com dados como: nome, telefone ou e-mail de clientes que já compraram com você.
E podemos direcionar nossa publicidade para eles quando eles entram no Facebook, pois detecta que coincide que um cliente nosso entra no Facebook e então podemos mostrar nossa publicidade.
Esse tipo de público é especialmente útil para reter clientes antigos, oferecendo descontos para que eles voltem a comprar de nós ou mostre notícias sobre o que já sabem.
Vídeos
Você pode criar audiências com aquelas pessoas que viram algum de seus vídeos, tanto no Facebook quanto no Instagram.
Isso nos permite, a partir de uma simples visualização, agregar e abordar as pessoas que já foram impactadas pela nossa marca com conteúdos audiovisuais que são os que geram maior memória de marca no marketing online.
Formulário para potenciais clientes
Ele nos permite criar uma audiência com aquelas pessoas que preencheram seus dados em um de nossos formulários de Leads do Facebook ads, por meio de nossos anúncios no Facebook e Instagram.
Se esses usuários já deixaram seus dados interessados no que oferecemos, podemos encaminhá-los para uma campanha aproveitando esse interesse prévio para reforçar a mensagem da proposta ou convidá-los a comprar outros produtos relacionados.
Perfil da empresa Instagram
Criaremos uma audiência com aquelas pessoas que interagiram de alguma forma com nossos anúncios ou perfil da empresa no Instagram.
Para utilizar esse tipo de público, além de ter um perfil no Instagram, ele deve ser um perfil da empresa e estar vinculado à nossa página no Facebook.
Esses tipos de público são úteis quando temos uma grande comunidade nessa rede social e queremos segmentá-la de maneira diferente.
Página do Facebook Ads
Você criará uma audiência com as pessoas que interagiram com sua página no Facebook.
Você pode usar esse tipo de público nos momentos iniciais se ainda não tivermos tráfego em nosso site, mas temos uma grande comunidade de seguidores em sua página do Facebook, pois pelo menos essas pessoas indicaram que gostam de nossa marca.
Não é o mesmo que gostar de um negócio no Facebook, do que ser um comprador. Mas de acordo com estudos, gostar aumenta as chances de que em algum momento eles acabem comprando, já que, pelo menos, já nos conhecem e gostam de nós.
Principais benefícios da criação de públicos semelhantes no Facebook Ads
Melhores resultados
Quando lançamos um anúncio no Facebook Ads visando um público-alvo geral segmentado por interesses ou comportamentos, não podemos prever a porcentagem de respostas positivas que obteremos.
Por se tratar de um público “novo”, que não teve contato prévio com nossa empresa.
No entanto, quando nos dirigimos a um público semelhante ao que já temos, ou seja, aquele que já se cadastrou em nossa plataforma, baixou algum recurso ou preencheu um formulário em nosso site, podemos estar mais perto de obter um resultado semelhante.
Escolha a origem do seu público
Por exemplo, se pensarmos que podemos obter melhores resultados escolhendo como audiência aqueles que já são seguidores da sua página do Facebook, em vez daqueles que “curtiram” um vídeo que publicamos, você pode escolher como audiência de origem a primeira escolha.
Ser claro sobre o padrão de comportamento que nossos usuários seguem e o conteúdo que agrega mais valor a eles e funciona melhor em nosso negócio, pode nos ajudar muito na hora de escolher nosso público de origem com o qual posteriormente criaremos nosso público personalizado.
Melhore o retorno do seu investimento (ROI)
Quando nossos anúncios são bem aceitos pelo público escolhido, podemos dizer que são relevantes para eles.
Se esses anúncios forem relevantes para o público de origem que escolhemos, eles também devem ser relevantes para o público semelhante em que acreditamos.
Todos esses dados ajudarão o Facebook a entender como nossos anúncios são ótimos. O que os fará entregar de forma mais lucrativa, alcançando melhores resultados a um custo menor.