Briefing identidade visual, entenda a importância

Compartilhe:

Entenda a seguir, a importância do  briefing identidade visual.

A identidade visual de uma marca é a impressão criada pelas coisas estéticas associadas ao seu negócio, sua aparência. Isso pode incluir seu logotipo, paleta de cores, imagens, gráficos, design do site, embalagem e tipografia.

A soma de tudo isso deve ser uma representação única da sua marca, uma que seus clientes instintivamente associaram a você.

Para garantir que sua identidade seja consistente em todas as plataformas e ao longo do tempo, você deve criar alguns princípios orientadores para a expressão visual, fornecendo um padrão de como você apresenta sua marca e algumas regras e sistemas de design a serem seguidos.

Criar briefing identidade visual, entenda a importância

O visual realmente importa. Por exemplo, uma estatística frequentemente citada sugere que leva apenas 0,05 segundo para alguém formar uma impressão sobre um site.

É uma parte fundamental da sua marca: uma identidade visual atraente, distinta e consistente aumentará o reconhecimento e a afinidade da marca, além de diferenciá-la dos concorrentes. Com setores lotados e pessoas com muitas opções de escolha, esse é um requisito básico. 

Depois de definir corretamente sua identidade visual, ela deve permanecer praticamente a mesma à medida que sua empresa cresce (a menos que você opte por um rebrand).

A importância dessa consistência não pode ser subestimada: Pesquisas descobriram que 68% das empresas disseram que a consistência da marca contribui para o crescimento da receita de 10% a 20%.

Coisas a observar

É uma grande parte da identidade geral da sua marca. A identidade visual faz parte da identidade da sua marca, que inclui coisas como sua declaração de missão, objetivos, proposta exclusiva e tom de voz.

Todos eles se encaixam e é essencial que sejam harmoniosos. A sua aparência deve ressoar com a forma como você fala e os valores da sua marca.

Existem regras básicas para as melhores práticas. Ao projetar os elementos visuais relevantes, você precisa garantir que o que você encontra seja apropriado para sua marca e obedeça às melhores práticas de design.

Os princípios gerais de design a serem seguidos incluem: ter um tipo de letra primário e secundário (e nunca usar mais de três ou quatro tipos de letra juntos); garantir que a fotografia seja de alta resolução e consistente; certificando-se de que os diagramas são claros e precisos; e não usar mais de oito a 10 cores em sua paleta. Pode levar um pouco de tentativa e erro para descobrir o que funciona com seu público. 

Seus elementos visuais precisam ser compatíveis. A relação entre cada um dos seus componentes visuais não deve ser esquecida, eles precisam combinar, se complementar e trabalhar de forma coerente.

Então, se você usa uma fotografia muito colorida, sua tipografia precisa estar de acordo com isso; deve ajudar a fotografia a se destacar ou apoiá-la. Isso facilitará a mudança para novos territórios e a introdução de coisas novas à medida que sua empresa cresce.

Você pode precisar de ajuda externa. Por mais que você consiga se mexer sozinho, você se beneficiará imensamente ao trabalhar com uma agência de criação ou designer. Encontrar a ajuda certa exigirá muita diligência e você precisará ter uma ideia clara do que está procurando.

Como aprimorar sua identidade visual

1. Entenda quem você é

Comece escrevendo ou revisitando os princípios que definem sua marca. Como lembrete, isso inclui seus objetivos, missão, proposta de valor e tom de voz. Como você descreveria a personalidade do seu negócio? Qual a sua história? Como agregar valor à vida das pessoas? Por que sua equipe trabalha lá?

2. Avalie sua identidade visual atual

Esteja formulando seus padrões de estilo pela primeira vez ou fazendo um briefing, reúna todos os seus recursos visuais em um só lugar e realize uma ampla auditoria. Discuta o que está e o que não está funcionando com sua equipe.

3. Torne-os complementares

Esclareça a relação entre sua identidade de marca e seus recursos visuais. Como seu visual poderia ser mais consistente com seu tom de voz? Quais imagens seriam melhores para transmitir sua mensagem? Você deve emergir com uma ampla direção visual para explorar com mais detalhes.

4. Pense no seu público

Comece a refinar suas ideias pensando no seu público-alvo. Se você ainda não tem clientes tangíveis para pensar, pode construir algumas personas. Considere coisas como dados demográficos, renda disponível, valores, gostos e desgostos, paixões e pontos problemáticos, hobbies e outras marcas que eles gostam.

5. Veja o que os outros estão fazendo

Hora de obter algumas informações e, ao mesmo tempo, aprender a se destacar da multidão. Mergulhe profundamente nas marcas (ou referências mais amplas) cujos elementos visuais você admira.

Avalie coisas como seu site, feeds sociais, embalagem e fotografia, observando recursos, cores e estilos recorrentes.

Comece a construir um moodboard visual de coisas que ressoam. Então, olhe para a concorrência que você tem em seu setor: você pode querer se alinhar um pouco com eles ou seguir uma direção visual completamente diferente.

Lucas Lopes

Lucas Lopes

Especialista em marketing digital desde 2018, destaca-se na criação de sites, otimização de tráfego orgânico com estratégias SEO e eficiente gestão de tráfego pago SEA, incluindo anúncios no Google Ads.
Lucas Lopes

Lucas Lopes

Especialista em marketing digital desde 2018, destaca-se na criação de sites, otimização de tráfego orgânico com estratégias SEO e eficiente gestão de tráfego pago SEA, incluindo anúncios no Google Ads.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos Similares