Os anúncios do Facebook e os anúncios do Google são as principais plataformas de anúncios de pagamento por clique (PPC), embora sejam plataformas muito diferentes com públicos e casos de uso exclusivos.
O Google Ads é melhor para marcas, produtos ou serviços que as pessoas estão procurando ativamente (por exemplo, encanadores), enquanto o Facebook Ads é melhor para anunciar produtos ou serviços que um público-alvo específico não está necessariamente procurando ativamente, mas provavelmente está interessado em (por exemplo, novos fones de ouvido).
Uma coisa que as duas plataformas PPC têm em comum é que ambas envolvem uma curva de aprendizado considerável.
Por esse motivo, quem não tem tempo para aprender muitas vezes opta por investir em gerenciamento profissional de anúncios.
Isso permite que os gastos com anúncios de sua empresa vão mais longe e aumenta o retorno do investimento (ROI). Comece com uma consulta gratuita hoje.
Resumo em tópicos
ToggleAnúncios do Facebook vs Anúncios do Google: quando usar cada um
Os anúncios do Facebook e os anúncios do Google atendem a diferentes objetivos de negócios.
Geralmente, é melhor usar os anúncios do Facebook para criar reconhecimento de marca de produtos ou serviços que as pessoas podem querer, mas não necessariamente precisam (ou não precisam agora), como uma nova máquina de café expresso de alta tecnologia.
O Google Ads, no entanto, é melhor para aumentar as vendas de produtos ou serviços que as pessoas estão procurando ativamente, como um eletricista.
Quando usar anúncios do Facebook
Os anúncios do Facebook são melhores para empresas que buscam aumentar o reconhecimento de sua marca ou dos produtos ou serviços que vende, especialmente entre públicos que podem não ter ouvido falar deles antes.
Com amplas opções de segmentação de público, o Facebook permite que os anunciantes apresentem suas ofertas ao público-alvo desejado por meio de texto, imagem e anúncios em vídeo atraentes.
Quando usar o Google Ads
O Google Ads é melhor para empresas com um produto ou serviço que os usuários desejam ou precisam e estão pesquisando ativamente.
Esses anúncios visam principalmente os usuários na fase de compra, portanto, uma cópia do anúncio que seja concisa, inequívoca, facilite a ligação ou a visita e destaque as vantagens claras do produto ou serviço da marca.
Anúncios do Facebook x Anúncios do Google: como eles funcionam
Em poucas palavras: ambas são plataformas de anúncios PPC baseadas em leilão que funcionam de maneira muito semelhante com uma diferença fundamental: os anúncios do Facebook são direcionados por públicos e os anúncios do Google são direcionados por palavras-chave.
Embora o Facebook Ads e o Google Ads sejam plataformas de publicidade de pagamento por clique (PPC) que operam com uma estrutura de lances competitiva, cada uma funciona de maneira diferente.
O Facebook Ads é considerado publicidade social paga com anúncios exibidos aos usuários no Facebook, Instagram, Messenger e na Audience Network expandida.
Os anúncios do Google, no entanto, são anúncios de pesquisa pagos exibidos nos resultados de pesquisa do Google.
Como funcionam os anúncios do Facebook
O Facebook, uma plataforma de mídia social e rede com 2,8 bilhões de usuários em todo o mundo, oferece às empresas a capacidade de anunciar com anúncios de pagamento por clique (PPC).
Os anúncios são criados usando a plataforma robusta do Facebook Ad Manager e, em seguida, são exibidos para um público-alvo definido por dados demográficos, interesses, comportamento e padrões de engajamento do Facebook.
Como parte do processo de criação do anúncio, as empresas selecionam o orçamento do anúncio, o posicionamento do anúncio e o tempo de execução do anúncio.
A segmentação de público do Facebook é o que realmente o diferencia do Google Ads.
Como os usuários do Facebook não estão nas mídias sociais procurando ativamente por um produto ou serviço, a plataforma incentiva as conversões oferecendo aos anunciantes opções abrangentes de segmentação, incluindo fatores como idade, sexo, renda e interesses, que se alinham com o conteúdo do anúncio.
Isso também é o que torna o marketing do Facebook e a publicidade do Facebook eficazes, apesar de o público não ter o mesmo nível de intenção de compra do Google Ads.
A criação real de anúncios no Facebook é relativamente fácil. Como mencionado, os anúncios são criados usando o Gerenciador de Anúncios do Facebook fácil de usar.
Como funcionam os anúncios do Google
O Google é um mecanismo de pesquisa que oferece às empresas a capacidade de anunciar em sua rede com anúncios pay-per-click.
Os anúncios do Google aparecem no topo das páginas de resultados de pesquisa quase no mesmo formato dos resultados de pesquisa orgânica com base nas palavras-chave pesquisadas pelo usuário e em como essas palavras-chave se alinham ao conteúdo do anúncio.
Para criar um anúncio do Google, os anunciantes se inscrevem em uma conta do Google Ads e adicionam a cópia do anúncio somente texto e as informações de segmentação por palavra-chave.
A intenção do público é o que diferencia os anúncios do Google dos anúncios do Facebook. No Google, os usuários pesquisam ativamente um produto ou serviço específico ou a resposta a uma pergunta específica.
Se você puder fornecer as informações exatas que eles estão procurando, é mais provável que eles comprem seu produto ou serviço ou se envolvam com sua marca.
Ao contrário dos anúncios do Facebook, os anúncios do Google são amplamente acionados por palavras-chave e termos de pesquisa.
Os anúncios são criados na interface do Google Ad Manager, que geralmente é considerada pouco fácil ou intuitiva de usar.
Ainda assim, os anunciantes podem criar rapidamente um anúncio baseado em texto criando campanhas, conjuntos de anúncios e anúncios individuais com título e descrição.
Uma resposta