Você sabe o que significa WhatsApp Marketing?
Dois bilhões de pessoas em todo o mundo usam o WhatsApp para enviar e receber mensagens de texto e outros conteúdos.
Ele é classificado como o aplicativo de mensagens móveis mais usado no mundo.
Por esse motivo, o serviço está se tornando cada vez mais interessante para os gestores de marketing. Mas que potencial o WhatsApp tem quando se trata de marketing?
O Facebook transformou o WhatsApp em um canal de geração de receita por meio de sua API WhatsApp for Business. Resumindo, API significa “Application Programming Interface” e é um meio para diferentes aplicativos se comunicarem.
Por exemplo, quando você chama um Uber, o aplicativo Uber usa a API do Google Maps para encontrar e se conectar a motoristas próximos.
A API do WhatsApp for Business cobra contas comerciais por respostas enviadas 24 horas após o recebimento da mensagem. Por isso, é importante ter em mente o tamanho da sua base de clientes ao decidir se deve adicionar o WhatsApp Marketing à sua estratégia de marketing.
Resumo em tópicos
Toggle1. WhatsApp Business
O WhatsApp Business separa suas mensagens pessoais das mensagens da sua empresa.
Parece mais ou menos o mesmo que o aplicativo convencional, mas com toques mais profissionais. Na aba de configurações, você encontra seções como estatísticas e configurações da empresa, onde você pode analisar dados e escolher que tipo de empresa você é.
O WhatsApp Business também verifica certas empresas para que as pessoas saibam com quem estão se comunicando.
O aplicativo oferece às marcas a oportunidade de conversar com os clientes, melhorar o atendimento ao cliente e lançar promoções personalizadas. O aplicativo está disponível na iOS Store e Google Play.
2. Anúncios do WhatsApp Marketing
Embora as marcas não possam anunciar diretamente no WhatsApp, as empresas podem vincular suas contas do Facebook e do WhatsApp Business, ou seja, as marcas podem enviar usuários para o WhatsApp a partir de anúncios do Instagram ou do Facebook com um CTA “Enviar mensagem”.
Integração com o Facebook: Conecte-se diretamente com seu público. Os anúncios do WhatsApp Marketing são integrados à publicidade do Facebook para que as empresas possam criar anúncios diretamente do Facebook Ad Manager.
Além disso, o WhatsApp Marketing tem informações sobre seus usuários por meio do Facebook.
Se um usuário no Facebook “curtir” uma marca, a marca pode contatá-lo diretamente enviando uma mensagem pelo WhatsApp.
Isso pode parecer invasivo, mas também é uma maneira altamente eficaz de as empresas entrarem em contato com potenciais consumidores.
3. Boletins informativos do WhatsApp
As newsletters têm a vantagem de reter clientes a longo prazo e fidelizá-los. Eles informam os destinatários de promoções, notícias e descontos.
A diferença entre um boletim de e-mail clássico e um boletim de WhatsApp Marketing é que o boletim é que o último é enviado pelo aplicativo de mensagens. Dessa forma, ele não ficará enterrado na caixa de entrada do destinatário.
Em vez disso, ele aparecerá no mesmo local que as mensagens pessoais do WhatsApp do usuário. Essa é uma maneira de fazer com que seu cliente se sinta pessoalmente abordado e desenvolver um relacionamento de longo prazo.
Newsletter do WhatsApp: como os usuários podem se inscrever em 6 etapas
- Os usuários inserem seus números de celular em um formulário.
- O número de telefone do WhatsApp do profissional de marketing é exibido.
- Os usuários adicionam o número do profissional de marketing aos seus contatos.
- Uma mensagem de ativação sobre o opt-in é enviada ao comerciante.
- A empresa então usa o WhatsApp para entrar em contato com o usuário.
- O cancelamento de uma newsletter do WhatsApp é feito pelo usuário enviando uma mensagem específica (por exemplo, “Parar”).
WhatsApp Marketing: quais empresas serão beneficiadas?
Empresas com um público-alvo mais jovem podem se beneficiar do WhatsApp Marketing, pois permite uma abordagem pessoal aos usuários móveis.
Pode ser uma maneira barata e eficiente de garantir a fidelidade do cliente a longo prazo e mais vendas.